A Fundação Educativa Albert Schweitzer - FEAS

Foi instituída em 04 de Julho de 1985, é uma entidade de utilidade pública, que até meados de 2012, atuou no atendimento a crianças, jovens e famílias carentes da Vila Pantanal e região, na cidade de Santos, Estado de São Paulo – Brasil.

Iniciando com um atendimento restrito a algumas crianças, a FEAS aos poucos foi desenvolvendo um trabalho mais amplo, sempre voltado para a área Educativa e Social.

Atualmente a FEAS está instalada em imóvel alugado, situado à Rua Guarujá nº 106 – Saboó – Santos/SP.

Sua primeira sede foi inaugurada em 04 de julho de 1993, localizada em um dos bairros carentes da cidade de Santos.

Após alguns anos, a pequena sede foi demolida para ser construído no mesmo local um novo prédio, inaugurado em 04 de julho de 2004, onde novas atividades foram desenvolvidas.

A FEAS está situada em um bairro próximo a Vila Pantanal, onde grande parte das famílias constituídas é de baixa renda e com elevado número de filhos, e podemos verificar abandono, negligência, desestruturação familiar, social e psicológica.

A oferta de atendimento educacional e as ações de promoção de educação em saúde, defesa da cidadania, encaminhamentos e agendamentos para assistência jurídica, médica, fonoaudióloga, odontológica, etc., conquistou confiança e assegurou um crescente apoio comunitário.

Nosso trabalho vem justamente beneficiar a população local com cursos, palestras, educação, recursos materiais, atendimento psicológico e social, além de encaminhamentos diversos.

Por isso, a FEAS que sempre foi ponto de referência para estas famílias, oferecendo cultura, lazer, esportes e entretenimentos, voltou para o bairro e está se reestruturando, visando implantar novos Projetos e Cursos como forma de integração social e geração de renda e retomar o atendimento junto à Comunidade onde sempre atuou e escreveu uma linda história.

Porque ALBERT SCHWEITZER?

Ainda jovem o estudante de medicina Pedro Alcover de Moura, interessou-se pela obra literária de Albert Schweitzer “O hospital da floresta virgem”, foi o primeiro livro dentre muitos outros que esse jovem médico leu, tornando-se um grande admirador desse homem e das obras sociais por ele desenvolvidas.

“ALBERT SCHWEITZER – Foi um dos grandes homens do século passado, um gigante intelectual e espiritual, que empolgou e abalou a Europa e o mundo inteiro, não só com seus livros de impacto social, mas sobre tudo com a sua própria vida de altruísmo humanitário e heroísmo.

Organista de fama mundial, primeira autoridade no campo das pesquisas sobre o grande compositor Bach, filósofo, ministro evangélico de Cristo, conferencista, médico, cientista, construtor e missionário, foi Albert Schweitzer um mestre de vida. Em 1913, acompanhado por sua esposa, que lhe dava assistência como enfermeira, Schweitzer abandona o conforto da civilização européia e a fama, para abismar-se nas florestas insalubres da África Equatorial Francesa, como médico e cirurgião, a fim de dedicar o resto da sua vida ao serviço imediato da parte mais infeliz da humanidade. Construiu o Hospital das Selvas, onde trabalhou com dedicação e amor.

No ano de 1951 foi agraciado com o prêmio da PAZ, da Associação Alemã de Editores, e em outubro de 1952 com o Prêmio Nobel da Paz“.

Após se tornar médico e já com anos de atividade e prática da medicina, Dr.º Pedro resolveu conhecer a pessoa e obra de Albert Schweitzer. Viajou para a África, especificamente para Lambarené no Gabão, e diante do homem simples e humilde que encontrou, sua admiração cresceu e o fez refletir mais sobre problemas sociais.

Inspirado nesse exemplo de solidariedade instituiu em 04/07/1985, a Fundação Educativa Albert Schweitzer – FEAS, homenageando este grande humanista e concretizando o seu ideal de educação, dirigido a pessoas carentes.

“Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros... É a única!”

– Albert Schweitzer